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domingo, 24 de agosto de 2014

O Ciclo PDCA e o uso da Ferramenta 5W2H em Enfermagem


  Segundo a OMS, desde a dácada de 80, os enfermeiros já eram vistos como potenciais gestores, pois os profissionais de Enfermagem é quem interagem diretamente com as necessidades dos clientes; e acompanham o uso de materiais, podendo, desta forma, realizar um controle de gastos. Hoje, as instituições investem em formação de Enfermeiros gestores, pois isso significa uma provisão e previsão de materiais mais precisos, acarretando em um controle de gastos desnecessários, aumentando o lucro para estas instituições.

  As transformações que vêm ocorrendo na sociedade, à informação e conhecimento, o acesso fácil e remoto à pesquisas e a extrema facilidade na comunicação dos clientes, têm levado pessoas e organizações a reformularem seus comportamentos e estratégias para  a melhoria na qualidade de seus serviços, visando manterem-se competitivas e sustentáveis, já que a população tem se tornado cada vez mais exigente quanto a padrão de qualidade de atendimento e produto oferecido.
  Uma das maneiras de uma instituição gerenciar os problemas existentes na sua organização e buscar a melhoria contínua é através do uso de ferramentas administrativas, que dão subsídios para uma atuação eficaz, podendo então alcançar novos padrões de qualidade. O ciclo PDCA tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo, na gestão da qualidade.
  O PDCA é aplicado, principalmente, nas normas de sistema de gestão e deve ser utilizado em qualquer instituição de forma a garantir o sucesso nos negócios, independente da área ou departamento.
  O PDCA proporciona reunir os conceitos básicos de administração de forma clara, simples, fácil de ser gerenciada em qualquer sistema de organização do trabalho e gestão de processos.

Dicas Importantes

• Quanto mais tempo você "gastar" na fase de planejamento, mais fácil e assertiva será a execução do plano de ação;
• Faça uma análise do problema envolvendo as pessoas que participam diretamente no processo;
• Novas ideias e oportunidades podem surgir através da observação;
• Divulgar o plano de ação para todos os envolvidos no processo;
• Promover reuniões periódicas e participativas a fim de divulgar o projeto;
• Utilizar as ferramentas de qualidade para controle das ações implementadas.